DIREITO IMOBILIÁRIO

Condomínio

Atento à atual realidade, o escritório Mercadante Advocacia presta assessoria jurídica para Condomínios residenciais ou comerciais, além de assessorar síndicos e administradoras, com estrita observância das disposições legais e convencionais, com atendimento personalizado para cada necessidade, através dos seguintes serviços:

 

– Consultas e elaboração de pareceres envolvendo o condomínio e suas atividades

 

– Orientação preventiva para o síndico

 

– Elaboração e revisão de Convenção Condominial, regimento interno e análise de atas de assembléias

 

– Soluções extrajudiciais para diminuir a inadimplência dos condôminos (protestos, arbitragem e mediação) e cobranças judiciais

 

– Confecção de ações judiciais para o condômino no cumprimento da Convenção Condominial e do regulamento interno

 

– Elaboração ou defesa em ações judiciais de natureza indenizatória, acidentes de trabalho e de responsabilidade civil, inclusive empresas terceirizadas para a prestação de mão de obra

 

– Elaboração e análise de contratos de prestação de serviços para o condomínio

 

– Ajuizamento de ação de obrigação de fazer contra a incorporadora/construtora por vícios construtivos no condomínio

 

– Defesa dos interesses do condomínio nas esferas judicial e administrativa

 

Quem mora em condomínio residencial ou trabalha em condomínio comercial sabe que a convivência nem sempre é fácil, pois requer parceria, responsabilidade, bom senso com os demais vizinhos e funcionários e acima de tudo: respeito.

Não por acaso, o país experimentou um aumento substancial no número de condomínios novos e segue com muitos lançamentos.

Somente na cidade de São Paulo foram lançados cerca de trinta mil novos condomínios nos últimos anos, englobando condomínios de pequeno porte até mesmo os chamados condomínio-clube ou condomínio-cidade, onde o morador tem tudo num único lugar, com residência, total infra-estrutura de lazer, cinema, mercado, caixas eletrônicos, academia, escritórios, etc.

Isso fez com que o modelo de síndico então existente precisasse ser repensado e reformulado.

O síndico da atualidade precisa ser dinâmico, responsável, participativo com os membros do conselho, gentil, transparente na forma de administrar, ter bom relacionamento com funcionários e moradores, antenado com as mudanças trazidas pela tecnologia, sempre pensando em resultados para o condomínio mediante trabalho em grupo e a correta divisão das atividades, objetivando a redução de custos e valorização do patrimônio coletivo.

As questões que surgem para todo e qualquer condomínio são inúmeras. Sempre há algo novo para síndicos, administradores e membros do conselho decidir sobre determinado assunto, nem sempre com a melhor alternativa em mente.

Os problemas mais comuns são: inadimplência, rateios extraordinários com obras e manutenções, barulhos provocados por vizinhos ou por fonte externa, animais, festas, vazamentos, vaga de garagem e depósito, segurança, dentre muitos outros.

No passado, era comum o condomínio apenas contratar advogado para a cobrança do condômino inadimplente. Entretanto, no atual cenário existente no mercado imobiliário, o novo tipo de administração condominial requer uma atuação pró-ativa do advogado, mediante a prestação de vários outros serviços.

Acreditamos que através de uma relação pautada pela transparência, clareza, sinceridade, respeito e responsabilidade administrativa, o condomínio terá uma convivência harmoniosa perante os condôminos, estando o escritório sempre à disposição.

 

Consulte-nos sobre o assunto para mais informações. (clique aqui)


<< Voltar
Carregando...